Marketing digital para Restaurantes Italianos

Onde moro, em Curitiba – come em outra capitais brasileiras – tem muitos restaurantes italianos. Come profissional de marketing e como italiano, cliente destes restaurantes, gostaria de dar algumas sugestões, para estas “bandeiras” do meu amado pais.

A experiência italiana

A maioria das pessoas vão nos restaurantes mais para ter uma experiência, não só para comer.  O escritor John R. Walker diz – “Restaurantes são locais onde o público vai para se refazer, tanto nutritiva, quanto psicologicamente”.

Marketing digital para Restaurantes ItalianosPor isso, um gestor do local não pode pensar somente em ter ótima comida e serviço. Deve se ocupar de marketing e criar engajamento dentro e fora do seu restaurante.
Táticas como:

  1. Organizar eventos temáticos;
  2. Fazer parcerias com categorias de publico (escritórios, associações, etc.) e ter muitas relações publicas offline.
  3. Ter uma estratégia definida de marketing digital.Focaremos neste último ponto.

A premissa para o marketing digital de um restaurante italiano é que a Itália é um país inspirador: segundo a pesquisa da rede VaPensiero, o 93% considera a Itália campeã de inspiração no mundo.
Um restaurante Italiano deve ser inspirador. Deve fazer sonhar as pessoas, inspirar beleza.

Mas temos um problema no fundo: a maioria do marketing digital não cria emoções. Nunca me emocionei em ver um anuncio Google Adwords. Por isso, para um ristorante Italiano o melhor marketing digital será aquele que produz emoções ou experiências: trabalha com storytelling, veiculado em redes sociais e videos online.
Criar uma pauta de conteúdos que remetem os valores da excelência italiana.

8 fatores da excelência italiana

Quais são esses fatores de excelência italiana?
Segundo o sociólogo Francesco Morace são 8.
Como italiano, acrescento com mais uma, no final da lista.

  1. Versatilidade
    O italiano tem a capacidade de adaptar-se, mesmo em ambiente difícil. A Itália é o pais da transformação. Não tem matérias-primas, mas compra tudo no exterior e, em seguida, é capaz de transformar em novos produtos, com criatividade.
  2. Originalidade
    Conceito inventado pelos romanos: “Genius Loci”. Quer dizer: o talento aplicado ao lugar. Os italianos não são muito móveis, e isso gerou idéias ligadas ao território: por exemplo, na Itália nasceram as festas urbanas. Assim, se um restaurante italiano tem um pouco da personalidade do bairro onde ele se situa, também isso é ser italiano
  3. Universalidade
    Se uma coisa na Italia é de qualidade, é universalmente reconhecida. A moda e design italiano são as maiores ícones dessa qualidade italiana reconhecida mundialmente.
  4. Variação
    As 3 famosas área do “Made in Italy” (alimentação, mobiliário, vestuário) são o maior exemplo da variedade de produtos que a Italia pode criar em cada categoria. Com uma capacidade de conciliar o regional (com cadeia curta da produtor até consumidor) com a variedade. Na Italia um ovo pode ser cozido em 100 modos diferentes. Eu nunca encontrei essa variedade em outros países, mesmo com aplicação a um ovo.
  5. Vitalidade
    Nós italianos temos uma grande energia no imediato. Mas as vezes, essa vitalidade torna a inteligência dos italianos em ser astutos mais no dia-a-dia, em curto prazo.
  6. Inteligência
    Na Itália a inteligência é contextual. A base da inteligência italiana é ter intuição para uma dimensão concreta, uma situação da vida real. O maior gênio italiano, Leonardo Da Vinci, resolvia problemas concretos: projetava máquinas de guerra, sistemas de encanação de água, etc.
  7. Familiaridade
    A Itália é o país do mundo onde os membros de uma família passar mais tempo juntos. É por isso que os italianos são especialistas em produtos “ponte” (não são adequados para conceitos de segmentação de marketing), ou seja, produtos que são para várias gerações, como Nutella ou Vespa.
  8. Variabilidade
    Variabilidade é elemento de surpresa e teatral que os italianos usam para comunicar (lembro os Prêmio Nobel italianos Pirandello e Dario Fó).
  9. Bem-Estar
    A dieta mediterrânea é conclamada para ser saudável e a paisagem italiana, com mar, montanhas e cultura acessíveis para todos, são os cartões postais do bem-estar e dos ritmos italianos.

A escolha do publico alvo, dos canais a ser utilizados, as métricas a ser monitoradas, são ações importantes da estratégia. Emfim, criar um bom conteúdo será a parte mais importante.

 

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *